Política Editorial

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DA EDITORA UNOESC PARA TRANSFORMAR SUA DISSERTAÇÃO/TESE EM LIVRO

 

Sua dissertação foi defendida. Passou por um processo de banca de projeto, banca de qualificação e banca de defesa. Além disso, foi aprovada por seu orientador(a). No entanto, ainda não é um livro. Assim, como está, na página do Programa de Pós-Graduação, é a prova pública de que você defendeu. É uma exigência da CAPES. No entanto, não é um livro, pois dissertações e teses ou monografias não podem ter a proteção de dados que o registro do n. do ISBN pode proporcionar.

Queremos estimular você a concluir seu trabalho científico. Publicar sua dissertação no formato de um livro eletrônico. Lembre-se que a parte mais difícil já foi feita. E a Editora Unoesc quer apoiar essa etapa final.

De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 130/CONSUN/2014, que define a política editorial da Editora Unoesc

Art. 33. Dissertações e teses devem ter seu formato e sua linguagem acadêmica devidamente adaptada para publicação em livro, e apresentadas com os textos já revisados e adequados. 

Então, não adianta que o seu livro tenha o formato de uma monografia, dissertação ou tese. Porém, é preciso ficar claro que não se trata de fazer grandes alterações na pesquisa, e sim na linguagem, na maneira de se comunicar com o público.
 

AJUSTES FORMAIS PARA TRANSFORMAR SUA DISSERTAÇÃO, EM LIVRO.
 

INVISTA UM TEMPO PARA RELER E EDITAR O MATERIAL. Parece óbvio, mas acredite: Muitas pessoas ainda não releem o seu material no momento de montar um projeto de livro, e isso pode resultar em alguns atrasos no processo de publicação. Por isso, aqui vale reforçar a dica anterior: Releia, edite e vá fazendo as adaptações necessárias.

VOCÊ NÃO PRECISA PUBLICAR A PESQUISA INTEIRA. Essa dica vale principalmente para pesquisas muito longas e mais aprofundadas, mais comuns nas teses de doutorado, mas nada impede de você aplicá-la no seu trabalho. Você tem toda a liberdade para manter algumas partes da sua pesquisa apenas no trabalho científico, e no livro, publicar apenas as constatações que são mais interessantes para um público maior. Isso pode ser útil principalmente para localizar a pesquisa dentro de determinado nicho. No todo, porém, seu livro deve ter, ao menos, 50 páginas de introdução, desenvolvimento e conclusão.

TEMATIZE A OBRA. Principalmente nos casos em que se pretende publicar uma dissertação ou tese, deve-se ter em mente que nem sempre vale a pena publicar todo o material. Como estes trabalhos visam oferecer inovações e dialogar com o campo teórico de forma mais aprofundada, às vezes para transformá-los em livros é interessante sintetizá-los através de uma coerência temática, excluindo discussões teóricas mais periféricas. A tematização da obra também facilita mais sua circulação e o posicionamento do pesquisador como especialista num determinado nicho de pesquisa.

PONTOS DE CORTE FINAL E INICIAL. Defina onde começa e onde termina seu trabalho para evitar divagações. Lembre-se que a Editora limitará seu espaço e tenderá a eliminar possíveis divagações que possam comprometer a unidade do livro. Por isso, determine quais os principais pontos a serem abordados, o modo como o tema será introduzido e quais conclusões você pretende apresentar para não se perder no processo de escritura e edição.

CITAÇÃO NO FORMATO AUTOR-DATA. Elimine notas de rodapé com referências bibliográficas. Use o formato de citação AUTOR-DATA.

RODAPÉ. Deixe em rodapé apenas informações adicionais breves, máximo de 8 linhas.

“ESTA DISSERTAÇÃO”...Elimine referências à tese ou à dissertação.

ANEXOS E ILUSTRAÇÕES. Reavalie a necessidade de figuras, fotografias ou ilustrações. Elimine as repetições, apêndices e anexos.

HIPERLINKS. Confira a funcionalidade de todos os hiperlinks e sites indicados

METODOLOGIA. Seja simples. Reformule a estrutura, adaptando e reescrevendo, se necessário, as informações sobre a metodologia adotada.

INTRODUÇÃO. Reescreva os textos introdutórios, que devem apresentar o objetivo e a importância da obra e descrição do seu conteúdo.

CLAREZA E SIMPLICIDADE. Adote uma linguagem clara e objetiva, com frases e parágrafos curtos de estrutura-padrão: sujeito + verbo + predicado.

REVISÃO PROFISSIONAL DE LÍNGUA. Solicite a um profissional da língua portuguesa a correção final de seu texto. Atualize as informações antes da entrega dos originais.

AGRADECIMENTOS. Reveja os agradecimentos, eliminando-os ou adaptando-os ao novo formato, de livro.

ABNT. Normatize as referências bibliográficas e as citações de acordo com as normas da ABNT.

DOCUMENTOS

Voltar
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.