Eventos Xanxerê

V Seminário CEVA na Universidade: Uso prudente de antimicrobianos na produção de suínos

Convide seus amigos:

Inscreva-se aqui
20/08/2018 a 09/10/2018

O Brasil, nos últimos anos tem se destacado no cenário mundial de carnes e hoje figura entre os quatro maiores produtores mundiais de carne suína. A adoção de programas de sanidade animal, garantindo a produção de alimentos inócuos, ou seja, livres de resíduos, principalmente de antimicrobianos, contribuiu decisivamente para o país alcançar essa condição.

A suinocultura brasileira, a exemplo de outras cadeias produtivas, cresceu significativamente nos últimos anos. As exportações do setor totalizaram 697 mil toneladas em 2017, volume que supera em 25,58% as 555 mil toneladas embarcadas em 2015. Da mesma forma, esse crescimento é visível ao analisar outros indicadores econômicos e sociais, como participação no mercado mundial, número de empregos diretos e indiretos. Hoje, o país é o quarto maior produtor, responsável por 3,38% da produção e 8,51% das exportações mundiais (ABPA, 2018).

O estado de Santa Catarina é o maior produtor nacional de carne suína com 28,38% de toda a produção brasileira (ABPA, 2018) e assume o primeiro lugar na exportação deste produto, sendo responsável por 40,28% do volume de carne suína exportados (ABPA, 2018).

A utilização de antimicrobianos na produção de suínos é uma realidade e com isso, surge à preocupação em relação à seleção de cepas bacteriana resistentes a determinados antimicrobianos. Dessa forma, o fomento do uso prudente de antimicrobianos é uma tarefa que cabe ao médico veterinário.

A Universidade tem como papel principal a construção e difusão do conhecimento, através do incentivo à realização de pesquisa científica, bem como a socialização dos resultados gerados à população e a aplicação destes. Sob este contexto, o evento será focado aos profissionais atuantes e alunos de graduação que buscam a atualização na área de dados que permitam a correta utilização de agentes antimicrobianos em animais na suinocultura.

OBJETIVOS

  • Abordar tópicos específicos quanto ao uso correto de antimicrobianos;
  • Abordar a importância do uso prudente dos antimicrobianos;
  • Discutir assuntos relacionados a legislação e o uso de antimicrobianos;
  • Realizar uma atualização dos profissionais médicos veterinários e acadêmicos em relação a política relacionada a proibição e redução da utilização de agentes antimicrobianos na produção de suínos.

PÚBLICO ALVO

Acadêmicos de cursos de graduação, pós-graduação e profissionais atuantes nas áreas, além de professores da graduação da medicina veterinária e áreas afins.

Data
10 de Outubro de 2018 a
10 de Outubro de 2018
Horários
Quarta-feira: 8h às 12h e 13h às 17h
Local
Unoesc Campos Xanxerê
Vagas
40
Carga Horária
08 horas
Investimento
Gratuito
Contato

Paulo Eduardo Bennemann

paulo.bennemann@unoesc.edu.br

 

Silvana Giacomini Collet

silvana.collet@unoesc.edu.br

Voltar
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.