Eventos Xanxerê

V Ciclo de Estudos Temáticos em Educação: a formação do professor e a pesquisa

Convide seus amigos:

Inscreva-se aqui
11/09/2018 a 03/10/2018

          O curso de Pedagogia tem por objetivo formar profissionais em nível de graduação na modalidade de licenciatura para atuar na docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na gestão escolar e dos processos educativos, concebendo a pesquisa e a extensão como constituintes do processo formativo do professor.

          Nesse sentido, o colegiado do curso propôs para o segundo semestre de 2018 a constituição de um espaço para a socialização de pesquisas que tenham sido desenvolvidas por docentes e discentes do curso. Esta socialização tem como propósito, além de dar a conhecer os estudos e conhecimentos produzidos, suscitar reflexões e promover o debate acerca de temáticas que tomem a educação básica, a formação de professores e as práticas de docência e gestão como objetos de estudo. Assim, propõe, no V Ciclo de Estudos Temáticos em Educação: a formação do professor e a pesquisa

          O curso de Pedagogia assume a educação como um processo de humanização que se dá ao longo de toda a vida, em sociedade, e por isso produto e produtor de complexas redes sociais. É a educação, deste modo, um processo formativo complexo do qual participa, exercendo um papel fundamental, a escolarização. Ao comprometer-se com a formação de professores, o curso assume também a responsabilidade de, pela escolarização, constituir sujeitos com senso ético, comprometimento político, competência pedagógica e solidez teórico-metodológica para o exercício da docência em escolas de educação básica. Tal exercício, considerando-se os desafios e complexidades do contexto educacional contemporâneo, demanda por parte do professor uma atitude investigativa que favoreça a problematização da realidade escolar (especialmente em termos de educação básica) com vistas à exploração, compreensão e transformação desta realidade.

Desponta, neste sentido, a pesquisa como condição para o exercício da docência que assuma a produção, sistematização e socialização do conhecimento sobre e da educação como características, favorecendo práticas reflexivas e transformadoras de docência no contexto da escola de educação básica e a autonomia intelectual do professor. 

Data
03 de Outubro de 2018 a
26 de Outubro de 2018
Horários
Segunda-feira a Quarta-feira: 19h às 22h30
Local
Unoesc Xanxerê
Vagas
50
Carga Horária
20 horas
Investimento
Gratuito
Contato

Édina Cristina Rodrigues Ruaro

edina.ruaro@unoesc.edu.br

Voltar
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.