Doutorado Acadêmico em Administração

Projetos Integradores

Sustentabilidade e empreendedorismo

Docente: Amélia Silveira

Descrição: Este projeto volta-se para o estudo do comportamento empreendedor em organizações complexas e sociais. Para tanto, há interesse em pesquisar a intenção empreendedora como medida do comportamento empreendedor. Objetiva-se identificar e compreender os conceitos, os constructos e as práticas voltados para a intenção de empreender. Prioriza-se a pesquisa descritiva, com método quantitativo, com adoção de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Entretanto, conforme o contexto de pesquisa, a pesquisa poderá ser exploratória, com método qualitativo, realizada por meio de técnicas pertinentes a este delineamento metodológico, tornando-se uma pesquisa realizada com métodos mistos. Esta linha de estudo se torna importante na medida em que desvela o empreendedorismo que vem se evidenciando em regiões mais específicas, onde os sujeitos sociais pesquisados podem ser identificados e preparados para atuarem de maneira hábil, sustentável, e inovadora em determinados territórios. Estas pesquisas se revestem de importância ainda ao categorizar e verificar indivíduos que podem interagir em organizações complexas e sociais, onde podem realizar a ação de empreender, se tornando protagonista de ações estratégicas e competitivas, individuais e coletivas, e sustentáveis.

Influência dos agregados macroeconômicos sobre o desempenho de empresas

Docente: Augusto Fischer

Descrição: Além da circulação de bens e serviços, e consequente dinamização da geração de riquezas, as atividades empresariais contribuem com a geração de emprego e renda para a sociedade. Entretanto, infere-se que as oscilações econômicas com efeitos imediatos nas taxas de juros, nos níveis de renda e emprego, nas decisões de políticas fiscais, monetárias e creditícias, refletem diretamente no desempenho operacional, econômico, financeiro e geral das empresas em geral. No escopo deste Projeto integrador, característico da pesquisa da docente, destaca-se que está em andamento o Projeto: Influência dos agregados macroeconômicos sobre o desempenho de empresas do setor varejista.

Competitividade da Pequena Empresa

Docente: Carlos Eduardo Carvalho

Descrição: O interesse principal neste projeto de pesquisa é a identificação de antecedentes do desempenho na pequena e média empresa, seja o desempenho econômico-financeiro, ou aquele mensurado por outras dimensões da vida organizacional. Os temas preferenciais são competitividade, estratégia, orientação empreendedora, recursos e capacidades, os quais se interligam em estudos principalmente quantitativos, que objetivam a identificação de fatores relacionados ao desempenho e competitividade da pequena e média empresa.

Competitividade e Melhoria de Desempenho Organizacional

Docente: Darlan José Roman

Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é investigar quais são as condições específicas da fase de implementação de sistemas de melhoria de desempenho organizacional, de forma a debater aspectos gerais e locais decisivos para estas iniciativas. Há indícios na literatura sobre altos níveis de insucesso nos programas de mudança planejada empreendidos pelas organizações, o que causa, dentre outros resultados, perda de competitividade devido ao desperdício de recursos envolvidos na mudança e perda de vantagem competitiva. Os procedimentos metodológicos serão orientados a partir da abordagem da Teoria Fundamentada em Dados - GroundedTheory. Os estudos ligados a este projeto visam contribuir para melhor entendimento sobre aspectos envolvidos no desenvolvimento organizacional, impactos na melhoria de desempenho e manutenção ou obtenção de vantagem competitiva.

Cooperação e Sustentabilidade

Docente: Eliane Salete Filippim

Descrição: Este projeto visa pesquisar a cooperação em diferentes arranjos associativos intra e interorganizacionais. Analisa o desenho e a natureza da articulação e coordenação entre atores individuais e coletivos, com foco especial para os fatores que permitem a sustentabilidade e continuidade da cooperação. Ocupa-se do estudo das formas articuladas e coordenadas de cooperação, tais como: consórcios públicos, redes de cooperação, processos de regionalização e demais mecanismos de cooperação territorial. Também se preocupa com a cooperação e com o desenvolvimento de pessoas para suportar a inovação e a sustentabilidade seja de organizações, seja de territórios. A abordagem preferencial é a da pesquisa qualitativa. Como resultados são desejados estudos referentes à cooperação multinível para a sustentabilidade, com estudos voltados para temas como: consórcios públicos; liderança e aprendizagem organizacional. Este projeto conta com a colaboração de uma rede de pesquisadores cujas Universidades têm protocolo de cooperação com a Unoesc: Universidade do Minho, Braga, Portugal; Universidade do Vigo, Espanha Universidade ORT, Montevidéu Uruguai. A pesquisadora também coopera no escopo deste projeto, com o pesquisadores da EAESP/FGV/SP.

Recursos e capacidades para inovação e vantagem competitiva

Docente: Fábio Lazzarotti

Descrição: O tema central deste projeto trata da identificação e análise dos recursos utilizados pelas organizações para o desenvolvimento da inovação e sua relação com o desempenho econômico-financeiro. O uso combinado das teorias dos recursos e das capacidades organizacionais, com enfoque nas capacidades inovativas e tecnológicas, gerenciais e de marketing integram o escopo do estudo, com o propósito de mensurar e investigar o output das organizações inovadoras e o respectivo impacto no desempenho para a geração de vantagem competitiva. A metodologia adotada nas pesquisas tem como abordagem predominante a pesquisa quantitativa e o uso da técnica de modelagem de equações estruturais. Nos estudos relacionados à inovação, utiliza-se também da abordagem de pesquisa qualitativa. Os resultados alcançados são a revisão de teorias subjacentes à inovação e estratégia empresarial, bem como a aplicação de conceitos na pesquisa organizacional, visando contribuir na construção da vantagem competitiva.

Inovação e Sustentabilidade

Docente: Fernando Fantoni Bencke

Descrição: Este projeto de pesquisa visa compreender a natureza das transformações e das inter-relações entre as esferas institucionais da universidade, indústria e do governo. Busca-se pesquisar a interação entre atores, universidade-governo-empresa e seus ambientes de inovação, à promoção de práticas inovadoras que impactam na sustentabilidade das organizações e regiões. Os estudos são realizados por meio de abordagem qualitativa. Os principais resultados esperados estão relacionados à identificação e compreensão dos princípios e fundamentos da inovação e da sustentabilidade resultantes da interação entre universidade, governo e empresa.

Sustentabilidade e Compreensões de Criação e de crescimento de pequenos Empreendimentos Tecnológicos por empreendedores

Docente: Hilka Pelizza Vier Machado

Descrição: O objetivo geral desta pesquisa consiste em identificar compreensões dos fenômenos de criação e de crescimento de pequenas empresas de base tecnológica por empreendedores, bem como a relação destes com sustentabilidade. O método da pesquisa será qualitativo, por meio de estudos de casos a serem realizados em quatro estados brasileiros (São Paulo, Goiás, Paraná e Santa Catarina). A pesquisa trará contribuições para incubadoras e parques tecnológicos, propiciando possibilidade de ajustes entre as estratégias dessas instituições e as formas de pensar a criação e o crescimento por empreendedores de base tecnológica, além de possibilitar a compreensão de sustentabilidade neste contexto. Os resultados poderão também ser úteis para gestores públicos que lidam com pequenos negócios, especialmente os de base tecnológica, revelando formas de pensar de empreendedores sobre a criação e o crescimento desses negócios e a sustentabilidade, fornecendo pistas para canalização de recursos e para diretrizes e programas voltados a esse segmento. Finalmente, para as IES envolvidas, a pesquisa propiciará um fortalecimento de linhas de pesquisa dos Programas de Pós-graduação.

Maturidade na Gestão de Organizações

Docente: Gerson Tontini

Descrição: Este projeto guarda-chuva procura desenvolver diferentes modelos para avaliação do grau de maturidade de organizações no escopo da estratégia organizacional. Tem como objetivo analisar modelos de maturidade em inovação e sua relação com o desempenho organizacional, por meio de processos dinâmicos e de aprendizagem, abordando a visão baseada em recursos – RBV e a visão de capacidade dinâmicas (DCV).  Tem como base de modelos maturidade em inovação, o modelo ICMMv2, sugerido por Essmann (2009). A pesquisa é delineada em duas etapas: a) o refinamento do modelo de maturidade, por meio de estudo de caso em uma empresa; b) pesquisa quantitativa, definindo por meio do nível de maturidade organizacional a relação das capacidades em inovação e o desempenho em inovação. Abordagem qualitativa para a verificação da primeira etapa da pesquisa, sendo desenvolvido o modelo com a definição da maturidade e meta competitiva. A segunda etapa, por meio de análise quantitativa de equações estruturais, identifica as possíveis influencias das capacidades no desempenho em inovação.

Desempenho Organizacional e Sistemas de Controle Gerencial

Docente: Ieda Margarete Oro

Descrição: Os Sistemas de Controle Gerencial são alavancas gerenciais que correspondem a procedimentos e sistemas de avaliação de desempenho que utilizam informações financeiras e não financeiras para alterar ou manter as atividades da organização. Alavancas Gerenciais são mecanismos de interação que, alinhadas, fornecem medidas de orientação para o processo de alinhamento da estratégia e desempenho. Além das alavancas gerenciais, a tensão dinâmica é gerada na organização para criar tensões que serão conciliadas e equilibradas para permitir o controle efetivo da estratégia de negócios. Assim, a pesquisa tem como objetivo avaliar a relação dos Sistemas de Controle Gerencial com as tensões dinâmicas organizacionais e seu impacto no desempenho das organizações.

Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas

Docente: Nelson Santos Machado

Descrição: Este projeto tem por objetivo compreender a formação da estratégia em pequenas e médias empresas. Dentre os interesses de pesquisa destacam-se a identificação de trajetórias organizacionais que alicerçam modelos de planejamento estratégico, os conjuntos explicativos que conduzem a utilização ou não do planejamento estratégico e as características da formação da estratégia deliberada e/ou emergente. Investiga-se também o conjunto de ações decorrentes das respostas da organização à interação com o ambiente. Os procedimentos e abordagens metodológicas são predominantemente qualitativas, preferindo o uso da pesquisa-ação, visando estudar a formação da estratégia como elemento fundamental da ação organizacional. Como produto destas pesquisas, busca-se o aprimoramento da compreensão das bases e fundamentos do planejamento estratégico flexível, participativo, acessível, dinâmico e adequado às demandas de sustentabilidade, competitividade e inovação das organizações, sobretudo das pequenas e médias empresas.

Planejamento e desenvolvimento regional

Docente: Rógis Juarez Bernardy

Descrição: As atividades de pesquisa têm como objetivo aportar teoria e metodologia a eixos temáticos relacionados ao planejamento e desenvolvimento regional, sendo centrados em dois focos preferenciais: i) investigação de indicadores para a caracterização, monitoramento e tendências da mobilidade populacional regional e aporte para competitividade dos investimentos de organizações; ii) pesquisa de bases para dar suporte ao planejamento e a gestão sustentável de municípios brasileiros. Nos procedimentos metodológicos se utilizam abordagens qualitativas e quantitativas, por meio do estudo e uso indicadores de desenvolvimento sustentável, recursos de diagnósticos e monitoramentos de dados, conjugadas com técnicas avançadas de geoprocessamento. Como resultados, as pesquisas aportam para o a análise e desenvolvimento de políticas públicas no âmbito regional, bem como para estudos que podem orientar investimentos empresariais, com vista à competitividade, bem como a melhoria da gestão urbana e da qualidade de vida das populações.

Competitividade e governança em cooperativas e redes

Docente: Silvio Santos Junior

Descrição: A pesquisa tem como objeto de estudo a dinâmica da competitividade e a governança em cooperativas e redes. O estudo tem caráter multidisciplinar, considerando as dimensões econômicas, institucionais, sociais e ambientais, que influenciam nas dinâmicas competitivas e na governança, influenciando arranjos intra e interorganizacionais. Trata-se de pesquisas quantitativas que se servem de técnicas estatísticas e indicadores para correlacionar variáveis das dimensões do estudo, e busca entender e prever o comportamento do objeto de estudo. Os resultados da pesquisa buscam orientar a construção de modelos teóricos e métodos de gestão que levem em conta as variáveis intervenientes, de forma integrada e sistêmica, considerando a complexidade, a heterogeneidade e a sustentabilidade do objeto.

Sustentabilidade em organizações

Docente: Simone Sehnem

Descrição: Pesquisa sobre sustentabilidade, operações sustentáveis, inovações sociais e inovações sustentáveis.  Esses estudos são desenvolvidos por meio de estudos de caso, multi-casos, levantamentos e validação de modelos teóricos. Os resultados das pesquisas são análises teóricas, desenvolvimento de métodos e modelos teóricos que auxiliam a gestão das organizações. Como também na reorganização de processos, na estratégia de operações, na economia circular, para atender as demandas de sustentabilidade nas organizações.

Voltar
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.