Doutorado Acadêmico em Administração

  



O curso de Doutorado Acadêmico em Administração da Unoesc é o primeiro no Oeste Catarinense, Sudoeste do Paraná e Noroeste do Rio Grande do Sul, tendo como campos de pesquisa estudos teóricos e empíricos delimitados pelo recorte específico de suas linhas de pesquisa. Com isso pretende investigar problemáticas relacionadas à competitividade, sustentabilidade e empreendedorismo, gerando conhecimento de alto nível, capaz de contribuir com o desenvolvimento sustentável dos indivíduos, das organizações e dos territórios, bem como para o avanço do conhecimento da Área.

Objetivo Geral:

Desenvolver pesquisa que contribua para o avanço da ciência nos campos da sustentabilidade e competitividade.

Objetivos específicos

  • Produzir conhecimentos para o desenvolvimento do campo da sustentabilidade, do empreendedorismo e das dinâmicas territoriais;
  • Gerar conhecimentos para o desenvolvimento do campo da estratégia, da competitividade e do desempenho;
  • Promover a formação de pesquisadores a partir de elevados níveis epistemológicos e metodológicos.

Perfil do diplomados

O diplomado deste Curso de Doutorado Acadêmico em Administração será capaz de:

  • Compreender ambientes complexos à luz de abordagens teórico-metodológicas no contexto da sustentabilidade e competitividade;
  • Aplicar abordagens teórico-metodológicas avançadas em pesquisas relacionadas à sustentabilidade e competitividade.
  • Contribuir para o avanço do conhecimento nas áreas de sustentabilidade e competitividade.

O curso de Doutorado em Administração foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/MEC em novembro de 2016, após avaliação de projeto submetido pelo Aplicativo para Cursos Novos – APCN em maio de 2016.

É a realização de um sonho da própria Unoesc de ofertar ensino no mais alto nível acadêmico, bem como um sonho de uma equipe, que reunida em torno do Mestrado Profissional em Administração, curso de stricto sensu em funcionamento no Campus Chapecó desde 2013, juntou esforços para o amadurecimento intelectual de seus membros e para a elaboração de um projeto que atendesse tanto ao rigor da CAPES como às demandas regionais.

Sustentabilidade e Competitividade

Descrição: A área de concentração Sustentabilidade e Competitividade investiga fatores relacionados aos contextos organizacional e territorial, associados ao desenvolvimento, a competitividade e desempenho de empreendimentos, organizações e territórios. A produção do conhecimento está alicerçada em duas linhas que se complementam: uma com foco em sustentabilidade, empreendedorismo e dinâmicas territoriais, e outra voltada à estratégia e competitividade.

Linha 01: Sustentabilidade, empreendedorismo e dinâmicas territoriais

Descrição: esta linha compreende os estudos de sustentabilidade e sua influência nas dinâmicas territoriais, considerando os aspectos econômicos, ambientais, sociais, culturais, políticos, institucionais, em contextos organizacionais e territoriais. Investiga temáticas associadas ao empreendedorismo, orientação empreendedora, inovação, habitats de inovação, cooperações, operações e cadeias sustentáveis, a espacialização das atividades econômicas, assimetrias regionais.

 

Linha 02: Estratégia e Competitividade

Descrição: Esta linha compreende os estudos sobre a competitividade das organizações e de setores empresariais, com ênfase na formulação e prática da estratégia, e da identificação e mensuração da vantagem competitiva e do desempenho organizacional, investigando aspectos que influenciam a competitividade, como os recursos, capacidades e competências das organizações, as estruturas de mercado e de governança de transação, e processos relacionados à competitividade, como a inovação, a cooperação, os stakeholders, o comportamento estratégico, e o papel do gestor na gestão estratégica.

Período
04 anos (48 meses)
Horários
Quintas e Sextas-feiras nos períodos matutino e vespertino
Carga horária
720 horas
Vagas
08 vagas anuais
Início das aulas
22/02/2019 (Turma III/2019)
Local
Unoesc Chapecó
Investimento
Matrícula + 47 parcelas de R$ 2.425,00
Mais informações
Matrículas
Aguarde novas turmas.
Coordenação

Prof. Dr. Carlos Eduardo Carvalho
E-mail: doutorado.adm@unoesc.edu.br

Disciplinas obrigatórias Disciplinas Obrigatórias 16 créditos
Disciplina Obrigatória da Linha 03 créditos
Tese 12 créditos
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas (mínimo) 17 créditos
Total de créditos 48 créditos

 

O Curso de Doutorado Acadêmico em Administração terá 48 créditos (720 horas), sendo 12 créditos (180 horas) referente à construção da Tese, e, minimamente, 36 créditos (540 horas) em disciplinas, dos quais 16 créditos (240 horas) serão cumpridos em disciplinas obrigatórias comuns, 3 créditos (45 horas) em disciplina obrigatória específica por linha de pesquisa e 17 créditos (255 horas) em disciplinas optativas comuns e/ou específicas por linha de pesquisa.

Obs.: A Unoesc reserva-se o direito de substituir qualquer um dos professores sem prévio aviso, em função da disponibilidade ou qualquer outro fator que impeça o professor de ministrar a disciplina.
Voltar
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.