Unoesc Atendimento ao Aluno Acessibilidade

Inclusão e Acessibilidade

O processo de acolhimento e acompanhamento dos alunos com deficiência na Unoesc tem como base dois documentos: a Política de Acessibilidade na Unoesc, regulamentada em 2011, e o Plano de Desenvolvimento Institucional da Unoesc 2013/2017. Este processo está sob a responsabilidade do Comitê de Articulação das Ações de Inclusão e Acessibilidade e tem como proposito integrar ações dos diferentes setores da Universidade em prol da garantia de acessibilidade, inclusão e convivência na diversidade.

Nos termos de responsabilidade social, a inclusão de pessoas com deficiência na Unoesc é descrita no Plano de Desenvolvimento Institucional como uma realidade que se efetiva dia após dia e revela significativos avanços e também limitações de diferentes ordens.

A Unoesc se habilita para entender o processo e agir a favor do seu desenvolvimento em todas as áreas do convívio acadêmico e profissional das pessoas com deficiência. Entre as medidas desenvolvidas estão a inclusão de pessoas com deficiência no quadro de funcionários, concessão de bolsas integral para alunos com deficiência e comprovada carência socioeconômica, aulas com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a oferta da disciplina de Libras à comunidade acadêmica com vistas a atender plenamente as demandas de alunos com deficiência auditiva.

Outra preocupação efetiva é com a acessibilidade, garantindo todas as adaptações necessárias nas novas edificações e ajustes e reformas nas edificações mais antigas a fim de eliminar as barreiras e obstáculos para as pessoas com deficiência possam acessá-los, usá-los e se locomover com liberdade e segurança.

Não existem fórmulas prontas e acabadas para o atendimento inclusivo de alunos com deficiência no ensino superior. Por entender que as conquistas relacionadas ao processo de inclusão são fruto do comprometimento, a Unoesc mantém sua conduta de ação focada no atendimento às demandas existentes e na prevenção e sistematização das condições de ensino futuras, considerando que o número de alunos com deficiência em condições de acessar ao ensino superior tende a se ampliar nos próximos anos.

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